ÍNDICE

1 - Introdução ao Correio Eletrônico

A Sercomtel Internet disponibiliza para seus clientes o Serviço de Correio Eletrônico que pode ser utilizado a partir de qualquer computador com acesso à internet, através do World Wide Web (www).

O WebMail tem toda a funcionalidade necessária para gerência de seus e-mails, incluindo acessórios, catálogos de endereços, agenda e pastas, entre outros.

Este manual apresenta objetivamente todos os passos para a utilização eficiente deste sistema.

2 - Acessando o Serviço

Para iniciar a utilização do serviço, siga os seguintes passos:

  • Abra seu navegador de internet;
  • Acesse o seguinte endereço eletrônico: https://webmail.sercomtel.com.br/index.php
  • Digite seu login (usuário@sercomtel.com.br) no campo USUÁRIO;
  • Informe sua senha cadastrada para este login no campo SENHA;
  • Pressione a tecla LOGIN.

Obs.: Em caso de dúvidas contate sua central de atendimento ao cliente, pelo telefone 0800-400-7878.

3 - Página Inicial do Webmail

O WebMail está estruturado em dois segmentos principais chamados "quadros". O quadro da esquerda mostra a lista de pastas inscritas.

O quadro da direita processa a maior parte do trabalho e bem na parte superior está a barra de OPÇÕES. A opção "Desconectar" irá fechar sua conexão do programa de forma segura quando usuário for sair.

Quadro 1: Neste ponto da tela encontramos a lista de pastas (para criá-las ou edita-las, acesse ao item opções que fica no Quadro B), quota de utilização da caixa de correio e informação de data e hora da última atualização das pastas de acesso.

Nota: Esteja sempre atento à régua que mede a sua quota de utilização da caixa de correio, pois quando ela atingir 100% o usuário não receberá mais mensagens. E estas mensagens não postadas serão retornadas aos emitentes com o aviso que a mesma não foi entregue para o destinatário por estar com cota em disco excedida. Caso isso ocorra, será necessário apagar mensagens de suas pastas para que seja liberado espaço.

Quadro 2: Apresenta a maior funcionalidade do sistema, conforme descreveremos abaixo:

1) Barra de Pasta: Esta barra localizada bem no alto da janela exibe a Pasta Atual em que o usuário se encontra bem como a opção de Desconectar (sair) do sistema de e-mail.

2) Barra de Menu: Localizada logo abaixo da Barra de Pasta, nela temos as opções básicas para gerenciar os e-mails, a saber:

Escrever - redigir e enviar mensagens que podem conter arquivos anexados,
Endereços - contêm sua lista de endereços,
Pastas - permite manipular as pastas, aqui é possível remover, criar, renomear, sub-escrever e retirar as pastas de correio,
Opções - permite ajustar as opções de forma de resposta e aparência do WebMail,
Procurar - com esta ferramenta é possível localizar um determinado critério em seu mailbox,
Ajuda - ajuda do sistema,
Filtros - aqui você poderá adicionar ou apagar regras de filtragem para sua conta de e-mail.

3) Barra de Botões: Nesta barra existem as principais funções para trabalhar com as mensagens existentes na pasta, a saber: Mover, Encaminhar, Lidas, Não Lidas e Apagar.

4) Barras das Mensagens: Exibe todas as mensagens, na sua caixa de correio, destacando as que não foram lidas. Na caixa de mensagens a coluna "De" contém o remetente da mensagem, "Data" contém a data ou a hora (se for no mesmo dia) em que a mensagem foi enviada e "Assunto" contém o assunto da mensagem.

5) Botão "ARQUIVO": Esta opção permite que o usuário faça uma cópia dos e-mails selecionados no seu computador.

4 - Índice de Mensagens

O termo pode soar complexo, mas se trata apenas da lista de mensagens que existem em uma determinada pasta.

Depois de selecionar uma pasta, você será levado ao índice de mensagens no quadro da direita. Ele consiste de uma lista das mensagens contidas na pasta selecionada. Abaixo da barra superior de menu existe uma linha que indica número e posição da mensagem que está sendo visualizada.

Por exemplo: Vendo mensagens 1 a 5 (5 no total).

Note que o número total de mensagens difere do número de mensagens não lidas que aparece entre parêntesis do lado direito do nome da pasta principal.

Segue uma barra com três botões. Do lado esquerdo fica um list box. Este box lista suas pastas cadastradas atuais.Todas as mensagens selecionadas serão removidas para a pasta selecionada quando o botão "mover" for pressionado. De forma similar funciona o botão "apagar", que fica do lado direito da barra, eliminando as mensagens marcadas ao ser pressionado.

Continuando temos uma barra com três campos: De, Data e Assunto. Estes cabeçalhos separam a tabela de mensagens em três colunas lógicas. A coluna "De" contém o remetente da mensagem, "Data" a data em que a mensagem foi enviada e "Assunto", o assunto da mensagem.

Nota: Entre as colunas de Data e Assunto existe uma pequena coluna sem cabeçalho que pode conter , ou . A figura significa que a mensagem contém arquivos atachados (anexados), que a mensagem é urgente e que você já respondeu a mensagem. Temos também que siginifica que a mensagem ainda não foi lida e que a menagem já foi lida.

O resto corresponde a própria lista de mensagens. Você pode observar que as mensagens não lidas aparecem em negrito enquanto as demais estão em letra normal. Quatro campos formam esta tabela. No canto mais a esquerda, existe um quadrinho que você pode usar para selecionar as mensagens tanto para mover quanto para apagar. Para trocar a ordem das mensagens clique sobre o símbolo da direita do cabeçalho correspondente ao que queira usar para ordenar a tabela ascendentemente, um segundo click na coluna indica ordem inversa, observe como o símbolo mudará em função da ordem.

5 - Escrevendo uma Mensagem

A opção "Escrever" levará o usuário a uma nova página de composição onde você encontrará vários campos para preencher e alguns botões. Dependendo do modo como tenha chegado a esta janela, alguns campos podem já está preenchidos.

O primeiro campo Para: Deverá ser preenchido com o(s) endereço(s) do(s) destinatário(s) da mensagem que será enviada. Você poderá adicionar todos os endereços que quiser, sempre separados por vírgulas. Também é possível preencher este campo clicando o botão "Catálogo Particular". Não se preocupe se o endereço não estiver totalmente visível. O campo tem um tamanho fixo, mas tudo que você digitar será considerado, podendo observar como o conteúdo desliza para a esquerda e para a direita até mostrar o conteúdo completo.

O campo seguinte CC: é uma abreviatura para Com Cópia para. Este campo contém os endereços das pessoas para quem você deseja mandar uma cópia da mensagem. Funciona de maneira similar ao campo Para:. Você pode colocar quantas pessoas quiser nos campos CC:, Para: e CCO:. Só as pessoas cujo conteúdo da mensagem tenha impacto direto devem estar no Para:, aqueles destinatários para os quais o conteúdo da mensagem seja apenas informativo podem estar nos campos CC: e CCO:.

O campo CCO permite indicar cópias "cegas". Dito de outra maneira, as pessoas indicadas neste campo receberão uma cópia da mensagem sem que as pessoas indicadas nos campos Para: e CC: fiquem sabendo.

Procure escolher um assunto identificador para sua mensagem, isto tornará as coisas mais fáceis e poupará tempo para todo mundo.

Este botão abre a agenda de endereços depois de apresentar um box de busca. Você pode digitar algum texto no campo "Procurar por" e clicar o botão "Pesquisar" para obter endereços relacionados. Se você desejar visualizar todos os endereços disponíveis entre com um espaço e clique o botão "Listar Catálogo Selecionado". Devido às suas diversas funcionalidades, a agenda de endereços merece sua própria seção de ajuda. Informações mais detalhadas estão disponíveis no capítulo "Addresses".

O box grande e vazio deve conter o corpo da mensagem. Aqui você pode compor sua mensagem como bem quiser. Se você tiver um arquivo de assinatura, ele aparecerá dentro deste box da maneira pré-determinada. Este é o espaço que contém a mensagem propriamente dita.

Ao final da página está o campo "Anexar:", que permite anexar um arquivo à sua mensagem. O arquivo deverá estar acessível em sua máquina ou em sua rede. O botão "Browse" permitirá buscar mais facilmente o arquivo, apesar de você também poder escrever à mão o caminho e o nome do arquivo se souber. Uma vez o campo preenchido, clique o botão "Adicionar" para que o arquivo seja vinculado ao e-mail. Este processo pode tardar um pouco em função do tamanho e da velocidade da conexão, visto que nesse momento o arquivo é enviado ao servidor para que fique disponível no momento do envio. Note que alguns servidores limitam o tamanho do arquivo, e no caso deste tamanho ser extrapolado, você será comunicado com uma mensagem de erro.

Se pelo menos um arquivo for adicionado, um outro botão será apresentado permitindo que a qualquer momento o(s) arquivo(s) anexado(s), após ser(em) selecionado(s) através do(s) quadrinho(s) que aparece(m) ao lado esquerdo deste(s) arquivo(s), seja(m) excluído(s) da mensagem.

Nota: O tamanho de cada arquivo não pode ultrapassar 5Mb e tamanho total do e-mail não pode ultrapassar 25 Mb. Lembramos que esta limitação parte da Sercomtel Internet (seunome@sercomtel.com.br), demais servidores de e-mail dispõe de regras diferentes. Pode ser que um e-mail partindo da Sercomtel Internet seja recusado no destino devido ao tamanho total do anexo. Como sugestão em vez de encaminhar um e-mail com 25 Mb encaminhe cinco e-mails com 5 Mb cada.

4.1. Política Anti-Spam

O sistema de filtros anti-spam utilizado pelo provedor, identifica a maior parte dos E-mails SPAM recebidos nas contas @sercomtel.com.br e encaminha automaticamente para a Pasta SPAM do seu WebMail, evitando desta forma que e-mails indesejados sejam baixados pelo usuário em seu computador através de programas de e-mail, como Outlook da Microsoft, entre outros.

As mensagens da pasta SPAM ficarão disponíveis para consulta por 30 dias, após esse período as mesmas serão apagadas da pasta SPAM, evitando assim o consumo de recursos da conta de e-mail do usuário.

Nota: Se algum e-mail for identificado indevidamente como SPAM e o usuário queira recuperá-lo, basta move-lo da pasta SPAM para a pasta Caixa de Entrada, assim o e-mail poderá ser recuperado pelo Outlook ou lido no próprio Webmail.

5 - Escrevendo uma Mensagem

A opção "Escrever" levará o usuário a uma nova página de composição onde você encontrará vários campos para preencher e alguns botões. Dependendo do modo como tenha chegado a esta janela, alguns campos podem já está preenchidos.

O primeiro campo Para: Deverá ser preenchido com o(s) endereço(s) do(s) destinatário(s) da mensagem que será enviada. Você poderá adicionar todos os endereços que quiser, sempre separados por vírgulas. Também é possível preencher este campo clicando o botão "Catálogo Particular". Não se preocupe se o endereço não estiver totalmente visível. O campo tem um tamanho fixo, mas tudo que você digitar será considerado, podendo observar como o conteúdo desliza para a esquerda e para a direita até mostrar o conteúdo completo.

O campo seguinte CC: é uma abreviatura para Com Cópia para. Este campo contém os endereços das pessoas para quem você deseja mandar uma cópia da mensagem. Funciona de maneira similar ao campo Para:. Você pode colocar quantas pessoas quiser nos campos CC:, Para: e CCO:. Só as pessoas cujo conteúdo da mensagem tenha impacto direto devem estar no Para:, aqueles destinatários para os quais o conteúdo da mensagem seja apenas informativo podem estar nos campos CC: e CCO:.

O campo CCO permite indicar cópias "cegas". Dito de outra maneira, as pessoas indicadas neste campo receberão uma cópia da mensagem sem que as pessoas indicadas nos campos Para: e CC: fiquem sabendo.

Procure escolher um assunto identificador para sua mensagem, isto tornará as coisas mais fáceis e poupará tempo para todo mundo.

Este botão abre a agenda de endereços depois de apresentar um box de busca. Você pode digitar algum texto no campo "Procurar por" e clicar o botão "Pesquisar" para obter endereços relacionados. Se você desejar visualizar todos os endereços disponíveis entre com um espaço e clique o botão "Listar Catálogo Selecionado". Devido às suas diversas funcionalidades, a agenda de endereços merece sua própria seção de ajuda. Informações mais detalhadas estão disponíveis no capítulo "Addresses".

O box grande e vazio deve conter o corpo da mensagem. Aqui você pode compor sua mensagem como bem quiser. Se você tiver um arquivo de assinatura, ele aparecerá dentro deste box da maneira pré-determinada. Este é o espaço que contém a mensagem propriamente dita.

Ao final da página está o campo "Anexar:", que permite anexar um arquivo à sua mensagem. O arquivo deverá estar acessível em sua máquina ou em sua rede. O botão "Browse" permitirá buscar mais facilmente o arquivo, apesar de você também poder escrever à mão o caminho e o nome do arquivo se souber. Uma vez o campo preenchido, clique o botão "Adicionar" para que o arquivo seja vinculado ao e-mail. Este processo pode tardar um pouco em função do tamanho e da velocidade da conexão, visto que nesse momento o arquivo é enviado ao servidor para que fique disponível no momento do envio. Note que alguns servidores limitam o tamanho do arquivo, e no caso deste tamanho ser extrapolado, você será comunicado com uma mensagem de erro.

Se pelo menos um arquivo for adicionado, um outro botão será apresentado permitindo que a qualquer momento o(s) arquivo(s) anexado(s), após ser(em) selecionado(s) através do(s) quadrinho(s) que aparece(m) ao lado esquerdo deste(s) arquivo(s), seja(m) excluído(s) da mensagem.

Nota: O tamanho de cada arquivo não pode ultrapassar 5Mb e tamanho total do e-mail não pode ultrapassar 25 Mb. Lembramos que esta limitação parte da Sercomtel Internet (seunome@sercomtel.com.br), demais servidores de e-mail dispõe de regras diferentes. Pode ser que um e-mail partindo da Sercomtel Internet seja recusado no destino devido ao tamanho total do anexo. Como sugestão em vez de encaminhar um e-mail com 25 Mb encaminhe cinco e-mails com 5 Mb cada.

5.1. Mensagem para Vários Destinatários

Quando o usuário desejar enviar mensagens para vários destinatários, deverá clicar no botão "Endereços".

Selecionar os destinatários da mensagem e clicar em "Usar Endereços".

Os endereços serão automaticamentes preenchidos como demonstrado abaixo.

6 - Lendo uma Mensagem

Uma das características mais básicas de um cliente de correio consiste na possibilidade de ler os e-mails. Entretanto, o WebMail dispõe de uma série de características para a leitura das mensagens que descrevemos nesta seção.

Clique no assunto de uma determinada mensagem e ela será exibida. Você perceberá que os endereços de web e de correio aparecem como links, permitindo que você clique sobre eles para abrir uma página ou escrever uma mensagem de correio. Outra característica interessante e útil é a codificação de cores empregada para diferenciar em mensagens de resposta, as respostas dos fragmentos da mensagem original, que normalmente são destacados por um ">". Ele trabalha com duas camadas. Uma nova barra de opções é apresentada abaixo da barra de opções principal. Ela contém três seções: a primeira do lado esquerdo para voltar a lista ou apagar a mensagem corrente, a do meio para avançar ou retroceder na lista, e a da direita para reenviar ou responder a mensagem atual.

Clique no link "Lista de Mensagens" para voltar a lista de mensagens a qual pertence à mensagem apresentada.

Clique no link "Apagar" para apagar a mensagem corrente. Também são apagados todos os arquivos atachados ao e-mail. Se você não quiser perder estes arquivos salve-os previamente.

Os botões de navegação se encontram no meio do menu. Tanto o Anterior como o Seguinte só aparecerão sublinhados se for possível a movimentação na direção indicada.

Clique no link "Avançar" para passar à próxima mensagem. Se este link não estiver ativo significa que não há mais mensagens.

A direita, o link de "Reenviar" abre a página para composição de mensagens com a mensagem previamente visualizada no texto da mensagem precedida pelo texto: -------- Mensagem Original -------- e os dados do cabeçalho da mensagem. O assunto contém o assunto original precedido pelas letras Fwd. Os outros campos referentes ao(s) destinatário(s) ficarão aguardando pelo preenchimento. Você também pode clicar no campo do texto para adicionar comentários ao texto já existente. Você também pode usar os arquivos já atachados a mensagem original e/ou adicionar outros.

Clique neste link para responder ao remetente da mensagem que está visualizando. O assunto original se precederá das letras Re: e o texto original se precederá pelo símbolo ">" para poder respeitar o contexto da mensagem na hora de responder. Você pode perceber linhas da mensagem original que não se apresentam precedidas pelo mencionado símbolo, isto deve-se ao comprimento da linha ser superior ao tamanho definido para edição. Você pode tentar ajustar isso através da opção de visualização: "Quebrar texto recebido em" faz basicamente o mesmo que "Responder", só que todos os endereços que aparecem no cabeçalho da mensagem receberão uma cópia da resposta.

Permite visualizar o cabeçalho completo da mensagem. Inclui o caminho percorrido pela mensagem, assim como informações mais detalhadas sobre a mensagem.

Na parte de baixo, logo acima da barra inferior se encontra este link. Ele permite armazenar uma cópia da mensagem no formato texto no disco rígido de seu computador.

Anexados - Todos os arquivos que tenham sido adicionados a mensagem serão mostrados ao final da mesma mediante uma série de links com o nome dos arquivos. A direita do link aparece o tamanho, o tipo do arquivo e os links "baixar | ver". O link "ver" permite a visualização do conteúdo do arquivo, o link "baixar" serve para armazenar uma cópia do arquivo em seu disco rígido.

Quando a mensagem acima aparecer na caixa postal do usuário basta clicar no ítem | Ver imagens com problema | e a mesma será visualizada.

7 - Agenda de Endereços

A agenda de endereços pode economizar muito tempo e digitação. Você pode adicionar os endereços das pessoas com quem você se corresponde habitualmente e voltar a usá-los outras vezes.

Para acessá-la, clique sobre o link "Endereços" no menu superior da tela. A seguinte tela aparecerá:

A agenda de endereços é um ótimo recurso para ganhar tempo. Os endereços que são usados com freqüência podem ser armazenados aqui.

Coloque um nome familiar com que se refira à pessoa. Algo que permita associá-lo rapidamente com o proprietário do endereço de correio a que pertença. Lembre-se que deve ser único.

Deve conter o endereço de correio completo da pessoa. O conteúdo não pode ser improvisado. Um endereço de correio eletrônico é composto de três partes: primeiro o identificador do destinatário, como por exemplo, "natalino", em seguida o nome de seu domínio precedido de um arroba (@), por exemplo "sercomtel", finalmente o domínio de nível mais alto precedido por um ponto, que pode ser algo como "ind.br", "com.br", "com", "net", "org.br", etc. Colocando tudo junto obteremos algo como "natalino@sercomtel.com.br". Se esta informação for mal preenchida, é provável que sua mensagem seja devolvida.

Este campo também pode ser usado para introduzir algum dado que permita recordar quem é a pessoa. Está projetado para ser maior que o "Nick Name", podendo ser usado para guardar o nome da empresa a que pertence.

Estes dois botões permitem que você selecione um único endereço e então modifique qualquer dos campos mencionados acima ou delete todas as informações relativas a esse endereço. Note que você só poderá marcar um endereço por vez para edição.

Preencha os campos listados, os três primeiros (Nickname, E-mail address, e First name) são obrigatórios. Os demais (Último Nome e Informação Adicional) podem ser omitidos.

8 - Pastas do Sistema

Você pode armazenar suas mensagens em pastas distintas para organizar-se melhor. Isto é especialmente útil se você tem muitos e-mails e quer mantê-los organizados ou separados de forma mais adequada. A opção "Pastas" permite a manipulação de suas pastas.

As pastas de correio estão listadas na área colorida da esquerda. Este painel pode ser setado para ter um refresh automático a intervalos predeterminados na página "Opções", podendo também ser atualizado manualmente clincando-se sobre o link que aparece abaixo do título do painel esquerdo.

A primeira pasta, ENTRADA, contém as mensagens recebidas, e a sua direita entre parêntesis ( ), se existir, a quantidade de mensagens que ainda não foram lidas. Abaixo desta pasta pode existir uma ou mais pastas e/ou subpastas, de acordo com a configuração de cada um. A cor destas pastas também pode mudar de acordo com as configurações definidas na página "Opções".

Você pode remover qualquer uma das pastas listadas do lado esquerdo de botão Delete. Note que esta lista pode não conter todas as pastas existentes, já que as pastas especiais não podem ser deletadas (ENTRADA, RASCUNHO, ENVIADA e LIXEIRA)

Você pode criar pastas apenas digitando o nome da mesma e clicando o botão Criar. Você pode definir a nova pasta como subpasta de uma outra já existente, bastando para isso escolher a pasta "mãe" no box com a lista de pastas existentes.

Em alguns servidores de e-mail, existem dois tipos de pastas. As que contêm mensagens, e aquelas que contêm pastas. Você pode ver uma opção chamada "Permita que esta pasta tenha subpastas". Se você assinalar estar opção, a pasta que você criar só poderá conter pastas e não mensagens. Caso contrário, você só poderá armazenar mensagens na mesma e não pastas.

Você pode renomear todas as pastas mostradas no list box do lado esquerdo do botão Rename. Note que nem todas as pastas exibidas no quadro esquerdo estão listadas neste list box pois, por razões óbvias, as pastas especiais como ENTRADA, RASCUNHO, ENVIADA e LIXEIRA não podem ser renomeadas.

Inscrever: Registra uma pasta no servidor de correio, permitindo vê-la na lista de pastas.

Cancelar Inscrição: O contrário do Inscrever retira a pasta do servidor de correio.

Você pode escolher tantas pastas quantas quiser, tanto do box Inscrever quanto do Cancelar Inscrição, bastando clicar no botão abaixo do box correspondente para que as ações tomem efeito. Você verá como as pastas passam de um box para o outro, permitindo reverter a operação a vontade.

9 - Procurar

Procura por um determinado critério em uma pasta. Esta é uma ferramenta útil que permite buscar em uma determinada pasta um critério dado que será comparado com os diferentes campos de cabeçalho das mensagens.

Você simplesmente escolhe a pasta na qual quer fazer a busca, digita o critério de busca e a parte da mensagem que quer pesquisar. Quando clicar "pesquisar", a lista de mensagens que coincidem com seu critério será exibida abaixo dos campos de pesquisa. Você pode escolher a mensagem que deseja ver, e lê-la como se tratasse de uma pasta normal e corrente.

Observe que quando você se encontra dentro de uma pasta lendo mensagens, ao clicar o link de pesquisa será remetido automaticamente a realizar a busca dentro dessa mesma pasta.

À esquerda do campo de entrada há uma lista dos possíveis lugares onde pode ser feita a pesquisa. Esta lista inclui: Corpo, Todo lugar, Assunto, De, Cc e Para.

Corpo - O corpo da mensagem é a parte que contém o texto propriamente dito, e é o principal lugar para localizar informação importante.

Todo lugar - Busca em todas as partes, incluindo o cabeçalho completo da mensagem. A menos que você esteja realmente seguro de que é isto que você quer, esta não é a sua opção. Esta opção pode retornar informações inesperadas.

Assunto - Pesquisa no assunto de todas as mensagens.

De - Remetente da mensagem. Note que este campo pode conter mais informações do que é mostrado. Um campo "De" normal contém o nome e o endereço eletrônico do remetente, apesar de normalmente o WebMail só mostrar o nome. Portanto também serão listadas aquelas mensagens cujo endereço eletrônico coincida com o critério de busca.

Para - Endereço de destino do e-mail. Pode conter vários endereços.

Cc - Semelhante a "Para", mas contém o endereço das pessoas que receberam o e-mail como cópia.

10 - Filtros de Recebimento

Aqui você poderá adicionar ou apagar regras de filtragem para sua conta de e-mail. Estes filtros serão sempre aplicados em seus e-mails de entrada, sempre que verificar suas mensagens.

Se você ainda não tem regras definidas, sinta-se livre para adicionar qualquer uma com o botão "Adicionar uma Nova Regra". Quando concluir, selecione "Salvar Modificações" para voltar para a tela principal de opções.

Temos também as seguintes opções nas regras existentes:

Permite a edição da regra em questão.

Permite a duplicação da regra selecionada, para que se efetue pequenas alterações.

Apaga a regra selecionada.

Nota: Esse serviço de filtragem é um método muito eficaz que proporciona muita tranqüilidade no recebimento de mensagens, pois com ele será possível que o cliente mesmo bloqueie e-mails indevidos que na qual não deseja receber em sua caixa de mensagens, como é o caso de mensagens de SPAM. A Sercomtel Internet classifica os SPAMs com o seguinte caractere no campo Assunto: [SPAM] Nonono nonono, facilitando a criação de regra de exclusão neste caso.

11 - Opções de Configurações Preferenciais

De qualquer janela do WebMail, você pode selecionar OPÇÕES, na parte superior da tela, para rever ou editar suas preferências de usuário.

As opções disponíveis são:

11.1 Informações pessoais

Contém informações pessoais sobre você, tais como nome, seu endereço de e-mail, etc.

11.1.1. Opções de Nome e Endereço

Nome Completo - Digite o seu nome. Este será utilizado para identificar as mensagens de e-mail enviadas por esta conta,
Endereço de E-mail - Este campo informa seu o seu endereço de e-mail. Este e-mail será mostrado no campo FROM ao se enviar uma mensagem,
Responder a - Digite neste campo o e-mail que você gostaria de receber nas respostas dos seus contatos. Esta ferramenta permite que os usuários ao responder sua mensagem encaminhe para o e-mail especificado neste campo em vez do informado no FROM da mensagem enviada,
Assinatura - Opção de incluir uma mensagem curta ou assinatura na parte inferior de seu e-mail de forma automática,

11.1.2. Opções de Fuso Horário

Seu "Timezone" - Ao enviar o e-mail incluem-se um uma data e hora de envio no cabeçalho do mesmo. Se você selecionar seu fuso horário aqui, a hora será mais precisa. Se isso não acontecer, o servidor do fuso horário é utilizado.

11.1.3. Opções para citações na resposta

O usuário nesta opção tem a sua disposição a opção de incluir citações nos e-mails que irá enviar.

11.1.4. Opções de assinatura

Opcional - As assinaturas são adicionadas ao final de todas as mensagens que você enviar, sempre e quando você marcar o checkbox "Usar assinatura?" e o campo texto da assinatura se encontrar preenchido.

11.2. Preferências de exibições

Você pode alterar a forma como o WebMail apresenta informação para você, como as cores, idioma e outras características.

11.2.1. Opções Genéricas

Tema - Diferentes esquemas de cores estão disponíveis. Selecione um tema e seu nome terá uma cor diferente cada vez que for acessar as mensagens,
Estilo de tela personalizado - Selecione um estilo diferente de fonte e tamanho,
Idioma - Selecione um idioma diferente para permitir a leitura e escrita de e-mails nesse idioma. Por exemplo, para exibir corretamente os caracteres Japoneses o mesmo deverá estar selecionado,
Usar Java Script -

Detectar - Auto detecta se o navegador suporta Java Script;
Sempre - Assume que o Java Script é suportado;
Nunca - Usa somente padrões HTML.

11.2.2. Opções de Pastas

Permite configurar quantas mensagens são exibidas por páginas, definir cores diferentes nas mensagens, etc.

11.2.3. Composição e Disposição da Mensagem

Permite definir a exibição dos arquivos em anexo, notificação de entrega de mensagem, dimensões da exibição na tela, etc.

11.2.4. Salvar e recuperar as Mensagens Automaticamente

Define a freqüência que a mensagem será salva, opção de Alto-completar ao digitar e-mail no destinatário e exibir as informações de conexão do usuário, como por exemplo o número do seu IP.

11.3. Destacando Mensagem

Baseado nos critérios fornecidos, as mensagens recebidas podem ter diferente cores de fundo na lista de mensagens. Isto facilita distinguir quem está enviando as mensagens, especialmente em listas de mensagens.

Visão da caixa de entrada com a função implementada:

11.4. Preferências de Pastas

Estas opções alteram a forma que as pastas são apresentadas e manipuladas.

11.4.1. Opções Especiais de Pastas

O webmail tem como recurso padrão distribuir as mensagens em pastas pré-selecionadas de acordo com a ação do usuário (Enviadas, Rascunhos e Lixeira). Nesta opção o usuário pode alterar as pastas pré-definidas. Como por exemplo, caso o usuário queira que suas mensagens enviadas fiquem armazenadas na pasta de entrada basta selecionar a opção [Caixa de Entrada] no item Pasta de Enviadas e clicar no botão executar. Após esta confirmação todas as mensagens enviadas serão guardadas na pasta de entrada.

Nota: No item LIXEIRA quando o usuário selecionar a opção [Não usar a Lixeira] as mensagens apagadas de qualquer pasta serão excluidas diretamente de sua caixa de e-mail, não podendo ser recuperadas posteriormente.

11.4.2. Opções da Lista de Pastas

O usuário define neste item o modo de exibição do relógio, largura das pastas, auto atualização das pastas, entre outros.

11.4.3. Opções das Listas de Seleção

Definição do estilo da lista de seleção.

11.5. Ordem de indexação

A ordem que as mensagens estão indexadas pode ser alterada para conter os cabeçalhos em qualquer ordem que o usuário queira.

Se o usuário desejar poderá habilitar a visualição do tamanho do arquivo clicando em "adicionar".

Após a habilitação as mensagens serão exibidas conforme abaixo especificado.

Caso o usuário queira que a coluna "Data" fique na frente da coluna "De" basta clicar no link "para cima" da coluna "Data" e a mesma automaticamente será movida como expecificado abaixo.

Após esta habilitação as mensagens serão exibidas conforme abaixo demonstrado, ou seja, a coluna "Data" esta na frente da coluna "De".

11.6. Filtros de Mensagens

A filtragem de mensagens do lado do servidor lhe permite adicionar critérios para redirecionar, apagar ou colocar uma data mensagem em uma pasta.

Para ver descritivo click aqui.

11.7. Configurações do Arquivo

Permite modificar as configuração de seu arquivo de mensagens, como o formato e o tipo de compactação.

11.8. Modelos

Criar / Editar / Excluir pedaços de texto que podem ser rapidamente adicionados às suas mensagens.

11.9. Opções de Novas Mensagens

Este menu permite configurar eventos de som e/ou janelas de aviso que são acionados quando novas mensagens chegam.

A opção "Verificar todas as pastas, não apenas a Caixa de Entrada" irá procurar em TODAS as pastas por mensagens não lidas, para fazer a notificação, e não apenas na Caixa de Entrada.

Selecionando a opção "Mostre janela popup quando nova mensagem chegar", uma janela de aviso irá aparecer toda vez que uma mensagem ainda não lida estiver em suas pastas (necessita de JavaScript).

Use a opção "Contar apenas mensagens RECENTES" para apenas verificar as mensagens recentes. Essas mensagens são aquelas que você acabou de receber e ainda não foram visualizadas. Isto serve para evitar que os avisos de nova mensagem apareçam o tempo todo.

Selecionando a opção "Altere o título em navegadores que suportem a opção" irá causar a mudança de título em alguns navegadores para avisar quando você tem novas mensagens (necessita JavaScript, e apenas funciona no Internet Explorer, mas você não irá receber erro em outros navegadores). Esta opção sempre irá avisar se existirem novas mensagens, mesmo se você escolheu a opção "Contar apenas mensagens RECENTES".

Selecione "Permitir a reprodução de mídia" para que a um arquivo seja reproduzido quando houver mensagens não lidas em suas pastas. Quando selecionada, você pode especificar qual o arquivo que você deseja que seja reproduzido.

Selecione da lista de "Selecione o arquivo no servidor" o arquivo para ser reproduzido quando uma nova mensagem chegar. Se nenhum arquivo for especificado, "(nenhum)", nenhum som será usado.

11.10. Catálogo de Grupos

Você pode criar grupos de endereços e enviar e-mail de seu catálogo de endereços, através destes Grupos.

A partir de sua Lista de Endereços selecione os contatos a serem adicionados e inclua numa lista já existente ou crie outro conforme sua necessidade.

12 - Segurança

12.1. Por que estou recebendo este e-mail?

Os spammers utilizam diversas formas para obter endereços de e-mail, desde a compra de bancos de dados com e-mails variados, até a produção de suas próprias listas de e-mails obtidos via programas maliciosos, harvesting e ataques de dicionário.

A obtenção através de programas maliciosos é possível devido à grande ligação entre os spammers e aqueles que desenvolvem estes programas. Um programa malicioso, muitas vezes, é projetado também para varrer o computador onde foi instalado em busca de endereços de e-mail, por exemplo, na lista de endereços (address book) do usuário. Os endereços de e-mail coletados são, então, repassados para os spammers.

Já o harvesting é uma técnica utilizada por spammers que consiste em varrer páginas Web, arquivos de listas de discussão, entre outros, em busca de endereços de e-mail.

Muitas vezes, os endereços de e-mail aparecem de forma ofuscada. Exemplos são as páginas Web ou listas de discussão que apresentam os endereços de e-mail com o "@" substituído por "(at)" e os pontos substituídos pela palavra "dot". Vale lembrar, entretanto, que os programas que implementam as técnicas de harvesting utilizadas pelos spammers podem prever estas substituições.

Nos ataques de dicionário, por sua vez, o spammer forma endereços de e-mail a partir de listas de nomes de pessoas, de palavras presentes em dicionários e/ou da combinação de caracteres alfanuméricos.

12.2. Como os spammers confirmam que um endereço de e-mail existe?

Os spammers utilizam vários artifícios para confirmar a existência de endereços de e-mail. Um destes artifícios consiste em enviar mensagens para os endereços formados em ataques de dicionários e, com base nas respostas enviadas pelo servidores de e-mail que receberam as mensagens, identificar quais endereços são válidos e quais não são.

Outro artifício largamente utilizado é a inclusão no spam de um suposto mecanismo para a remoção da lista de e-mails, que pode ser um link ou endereço de e-mail. Ao receberem uma solicitação de remoção, os spammers confirmam que o endereço de e-mail é válido e realmente alguém o utiliza.

Uma outra forma para verificar endereços é o Web bug. Web bug é uma imagem, normalmente muito pequena e invisível, que faz parte de uma página Web ou de uma mensagem de e-mail, e que é projetada para monitorar quem está acessando esta página Web ou mensagem de e-mail.

Quando o Web bug é visualizado, diversas informações são armazenadas no servidor onde está hospedado, tais como: o endereço IP do computador que o acessou, a URL completa da imagem que corresponde ao Web bug, o horário em que foi visualizado, etc.

Por exemplo, um spammer poderia utilizar Web bugs para a validação de endereços de e-mail da seguinte forma:

criando a imagem do Web bug com o nome do endereço de e-mail que quer validar;
Exemplo: fulano.png

hospedando o Web bug em um servidor onde tenha acesso a informações que serão geradas quando o Web bug for visualizado;

criando uma mensagem de e-mail no formato HTML, que tenha em seu conteúdo a URL completa da imagem correspondente ao Web bug;
Exemplo: http://www.dominio-do-spammer.example.org/fulano.png

enviando a mensagem criada para o endereço de e-mail a ser validado.
Exemplo: fulano@dominio-do-fulano.example.org

Quando o usuário "fulano" abre a mensagem enviada pelo spammer em seu programa leitor de e-mails, o Web bug é acessado e o spammer tem a confirmação de que o endereço de e-mail do "fulano" é válido.

Para impedir que este artifício tenha sucesso e evitar que um endereço de e-mail seja validado por um spammer, é possível desabilitar no programa leitor de e-mails o modo de visualização no formato HTML.

12.3. Onde posso encontrar outras informações sobre spam?

Diversas informações podem ser encontradas no site http://www.antispam.br, mantido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), e que constitui uma fonte de referência sobre o spam. Este site tem o compromisso de informar o usuário e o administrador de redes sobre o spam, suas implicações e formas de proteção e combate.

Manual de Utilização WebMail Sercomtel Internet - Versão 2.2 - $ Date: 2008/04/02 07:57:23 $